Acompanhe as novidades

Método Dual Plane: tudo o que você precisa saber sobre esta técnica

Método Dual Plane: tudo o que você precisa saber sobre esta técnica

As mamas têm uma representação muito importante para a autoestima das mulheres, bem como uma participação vital em sua feminilidade. Justamente por isso, a maioria dos procedimentos estéticos são realizados nesta região.

No entanto, para obter o melhor resultado, é necessária uma avaliação criteriosa, especialmente porque há, atualmente, diferentes técnicas indicadas para a colocação de próteses de silicone. Mas, afinal, qual delas é a ideal?

Em geral, a escolha da melhor técnica para colocação da prótese de silicone é indispensável em uma mamoplastia de aumento. Cabe mencionar que cada uma delas são indicadas para um tipo de paciente, logo, deve-se optar por aquela que traga mais harmonia para os seios.

Pensando nisso, neste post explicaremos, em detalhes, o método Dual Plane. Se quer saber mais sobre essa técnica, continue a leitura!

O que é a técnica Dual Plane, afinal?

O Dual Plane é uma metodologia de implante de próteses mamárias desenvolvida pelo cirurgião norte-americano John Tebbetts. A principal diferença entre as abordagens convencionais passa diretamente pela posição em que as próteses são colocadas para garantir o aumento dos seios com o menor impacto possível.

Tradicionalmente, os implantes de próteses de silicones se dão com o posicionamento da prótese abaixo ou acima dos músculos da região das mamas. No método Dual Plane, porém, a prótese é posicionada justamente no meio das duas camadas de músculo, o que caracteriza diferenças básicas entre os métodos mais comuns — e embora seja uma pequena diferença, pode trazer um grande benefício para as pacientes.

Para quem o método Dual Plane é indicado?

Via de regra, podem aumentar o volume das mamas com o Dual Plane, principalmente, mulheres que têm pouco volume mamário. Em termos técnicos, a medida deste volume consiste em tecidos que têm menos de 2 centímetros, que podem ser medidos ao “pinçar” a parte da mama localizada acima do mamilo.

Tal característica é comumente atribuída a mulheres de baixo peso, seja em função de questões genéticas ou por uma dieta alimentar extremamente restrita. Isso ocorre, porque nessa condição o resultado do método Dual Plane é mais natural, pois minimiza o aspecto de maior evidência que traz as próteses de silicone baseadas em técnicas tradicionais.

Importante destacar que mesmo mulheres que apresentam maior flacidez na região das mamas também podem se utilizar desta técnica para colocação de próteses mamárias. A cirurgia se dá em conjunto com a mastopexia, que consiste, basicamente, na remoção de pele em excesso.

Quais os tamanhos de próteses com a Dual Plane?

Tanto o formato quanto o tamanho ideal de uma prótese de silicone devem ser definidos com base em algumas das características da paciente. Para tanto, utiliza-se a primeira consulta com o cirurgião plástico para adequar as expectativas em relação ao tratamento com os aspectos físicos (altura, tamanho do tórax e elasticidade da pele) dela.

Com a Dual Plane, o critério para colocação de próteses também é o mesmo, ou seja, não há um tamanho ou formato máximo para todos os pacientes, já que cada um depende do biotipo da paciente. Sendo assim, é necessário observar, por exemplo, as medidas de cada paciente.

Em geral, o limite máximo, mesmo para o plano subglandular, refere-se à base da mama. Caso a prótese escolhida ultrapasse essa “barreira”, os riscos de haver algum tipo de intercorrência são maiores.

Que vantagens a técnica Dual Plane oferece?

Como já pontuado anteriormente, aplicar o método Dual Plane pode oferecer às pacientes algumas vantagens importantes. A seguir, listamos os principais deles, que basicamente consistem em uma melhor recuperação e estética. Saiba mais:

Mais natural

Em pacientes com menor seio ou cujo peso é bastante restritivo, como é o caso de grande parte das mulheres que optam pela colocação de próteses em silicone, é muito comum o implante ter um destaque maior na parte de cima do seio.

Porém, a técnica dual plane evita que isso ocorra. Isso porque as próteses são menos marcadas, já que estão cobertas por uma camada do tecido muscular. Em outras palavras, isso significa que o peitoral adquire melhor visibilidade em função do aumento do volume.

Com isso, minimiza-se eventuais desconfortos comuns em pacientes que se submeteram ao procedimento. Além disso, a transição entre o tórax e a mama aproxima-se de um aspecto mais natural, seja na parte de cima ou na região central dos seios.

Maior sensibilidade

Além do aspecto de naturalidade, os seios também ganham outra vantagem com o método Dual Plane: eles tornam-se mais sensíveis ao toque, sobretudo na região superior das mamas, onde é comum a redução da sensibilidade em função da colocação de próteses.

Recuperação mais rápida

Na mamoplastia de aumento convencional, normalmente a paciente submetida a cirurgia de colocação de próteses de silicone deve permanecer, no mínimo, duas semanas de repouso. Por outro lado, com o novo método, as pacientes poderão retornar a sua rotina normal de atividades no mesmo dia ou no dia seguinte à realização do procedimento.

Resultado prolongado

O método Dual Plane, em geral, promove uma cobertura mais aprofundada da prótese em relação ao músculo à frente e na parte de trás do silicone. Isso possibilita um resultado mais eficiente, com maior durabilidade e, por sua vez, garante um menor prazo de substituição das próteses — que, em média, gira em torno de 10 anos, a depender de uma série de fatores, é claro.

Menor mobilidade da prótese

No decorrer do tempo, é comum que as próteses possam se movimentar por conta da ação do músculo sobre o material sintético. Assim, eventualmente as próteses podem ir para cima ou para o lado, por exemplo. No entanto, com o método Dual Plane, essa ação é minimizada, já que se evita grande parte do risco, já que as próteses são colocadas entre as camadas do músculo, não atrás dele.

Concluindo, escolher a técnica ideal para colocação de próteses de silicone é uma tarefa fundamental para garantir bons resultados. A valorização das mamas, com o método Dual Plane, como vimos, pode ocorrer de forma mais positiva, uma vez que se trata de um procedimento mais assertivo, de acordo com as características e interesses de cada paciente.

E então, o que achou deste texto? Sabia que para ter maior confiança com sua cirurgia de mamoplastia de aumento é necessário contar com um cirurgião experiente? Em se tratando do método Dual Plane, torna-se imprescindível um profissional com know-how. Portanto, se quer garantir os melhores resultados, agende uma consulta agora mesmo!

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades e mantenha-se informado.