Acompanhe as novidades

Cuidados necessários para manter a estética do corpo pós-cirurgia plástica

Cuidados necessários para manter a estética do corpo pós-cirurgia plástica

O Brasil é o primeiro país do mundo no ranking de cirurgias plásticas realizadas, ficando à frente inclusive dos Estados Unidos. Entretanto, os pacientes brasileiros abrem mão de um pós-operatório adequado, comprometendo assim os resultados de maneira expressiva.


Esse comportamento pode ser explicado pelo sentimento de imediatismo, já que é grande a ansiedade para alcançar o corpo perfeito. Sendo assim, no intuito de exibir os resultados da cirurgia mais rapidamente, muitos abrem mão dos cuidados recomendados para uma recuperação completa.


Tendo em vista que boa parte dos procedimentos cirúrgicos invasivos demandam um prazo de recuperação prolongado, agrava-se ainda mais este problema. Pensando nisso, no post de hoje apresentaremos os principais cuidados do pós-operatório. Continue a leitura e descubra também as recomendações mais comuns em procedimentos específicos!


5 cuidados durante o pós-operatório de cirurgias plásticas

Seguir as recomendações médicas é um passo de extrema importância, sobretudo para quem se submete a um procedimento cirúrgico mais invasivo, como lipoaspirações e mamoplastias, por exemplo. Em via de regra, indica-se uma série de cuidados antes mesmo da cirurgia plástica, sendo de responsabilidade do próprio paciente acatá-las durante todo o período pós-operatório.


Por outro lado, como já mencionamos, muitas pessoas cometem alguns erros cruciais, sendo essas ações diretamente responsáveis por comprometer o resultado da cirurgia. Confira, a seguir, 5 cuidados que podem otimizar sua recuperação — quando levados a sério.


1. Repousar corretamente

O esforço físico é um problema muito comum, já que a maioria dos pacientes não ficam de repouso durante o pós-operatório como é normalmente necessário. Isso se dá porque logo que os pacientes recuperam suas energias, sentem-se dispostos a realizar atividades não recomendadas e, consequentemente, acabam ignorando a indicação do cirurgião plástico.


Resumidamente, o mínimo esforço físico atrelado ao excesso de caminhadas ou levantamento de peso pode ocasionar o aumento da frequência cardíaca, gerando um aumento de inchaço na região operada, principalmente na primeira semana. Em casos mais severos, é possível que haja rompimento dos pontos e hemorragias, por isso, é fundamental evitar qualquer esforço demasiado nas duas primeiras semanas.


2. Trocar de posição constantemente

Como falamos no tópico anterior, repousar é essencial para otimizar a recuperação. Entretanto, ficar muito tempo na mesma posição pode provocar um efeito negativo no processo de regeneração dos tecidos, tendo em vista que a imobilidade pode favorecer a formação de edemas agudos e provocar riscos do desenvolvimento de tromboses. Portanto, é extremamente recomendado que o paciente percorra pequenos trajetos caminhando em casa para evitar esse tipo de ocorrência.


3. Não fique exposto ao sol

Outro erro muito comum durante a recuperação de cirurgias plásticas é manter-se por longos períodos em exposição ao sol. Basicamente esse tipo de ação gera diversos hematomas pelo corpo do paciente operado, sobretudo em procedimentos na face. Ademais, podem surgir manchas e o escurecimento da cicatriz em função da presença de nutrientes como o ferro. Sendo assim, o paciente deve evitar ficar exposto ao sol por pelo menos três meses da realização da cirurgia.


4. Evite fumar ou consumir bebida alcoólica

O uso de cigarros e o consumo de bebidas alcoólicas é um hábito muito perigoso, pois compromete a saúde geral do paciente, sobretudo aqueles em período de recuperação cirúrgica. Normalmente o paciente precisa abandonar o uso dessas substâncias antes e após a cirurgia, sob risco de reduzir os fármacos anestésicos e antibióticos, por exemplo, ou comprometer a circulação sanguínea.


5. Mantenha uma dieta equilibrada

alimentação saudável trata-se de um aspecto imprescindível para a recuperação de pacientes que se submeteram a intervenções cirúrgicas. Não tão raro, após o procedimento, alguns pacientes podem se aventurar a experimentar alimentos inadequados, já que imagina ter obtido o resultado estético desejado. Contudo, é preciso lembrar que essa alimentação pode comprometer a cirurgia, bem como a saúde geral do paciente.

É válido lembrar que o uso de medicamentos é muito comum, como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios. Sendo assim, a função gástrica do indivíduo tende a sofrer impactos negativos, o que resultaria em quadros de gastrite ou gases. Dessa maneira, consumir alimentos ricos em gordura e açúcar podem intensificar estes problemas, logo, é essencial estar atento à dieta nos primeiros meses da recuperação.


Cuidados específicos de acordo com o tipo de procedimento

Agora que você já sabe os principais cuidados gerais durante o pós-operatório, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as restrições específicas para algumas das principais cirurgias plásticas realizadas no país. Acompanhe!


Mamoplastia

mamoplastia de aumento é uma cirurgia de aumento dos seios obtida através da colocação de prótese de silicone. Assim como a mamoplastia de redução (lifting dos seios), é necessário adotar medidas cautelosas em relação aos seguintes aspectos:


● evitar esforços físicos como caminhadas intensas ou levantamento de pesos;

● impedir movimentos bruscos dos braços;

● ficar de repouso por pelo menos 30 dias no caso de atividades físicas leves ou 60 dias para os exercícios mais intensos como a musculação;

● utilizar sutiã pós-cirúrgico no primeiro mês;

● não conduzir veículos durante o período recomendado pelo seu médico (geralmente entre 20 e 40 dias);

● não dormir sobre os seios nos primeiros 45 dias, entre outros.

 

Abdominoplastia

A abdominoplastia também chamada de cirurgia plástica da barriga é um procedimento estético que tem por objetivo reduzir o volume abdominal, fortalecendo os músculos e reduzindo a flacidez da região. Sendo assim, os cuidados mais comuns para esse tipo de procedimento são:


● caminhar pequenas distâncias diariamente;

● utilizar cinta pós-cirúrgica nos primeiros 60 dias;

● não fazer esforço físico ou erguer peso por pelo menos 30 dias;

● evitar a mesma posição na cama por muito tempo para evitar tromboses;

● fazer sessões de drenagem linfática;

● evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, etc.


Lipoaspiração ou lipoescultura

Assim como a abdominoplastia, a lipoaspiração e a lipoescultura são procedimentos predominantemente associados à região abdominal, embora seja comum também em outras regiões do corpo e tem por objetivo dar uma melhor forma à silhueta. Dentre os principais cuidados, destacam-se o:


● uso de cinta pós-cirúrgica por 30 dias;

● placa contensora no primeiro mês conforme orientação médica;

● não ficar deitado ou sentado por muito tempo;

● aguardar 15 dias para retornar as atividades físicas leves;

● fazer atividades físicas de alto impacto apenas após um período de 30 a 40 dias;

● realizar sessões de drenagem linfática 4 dias após o procedimento;

● manter-se em repouso relativo por no mínimo 72 horas.

 


Lifting facial

O Lifting Facial é uma cirurgia que tem por objetivo corrigir tanto a flacidez do rosto quando do pescoço e exige cuidados como:


● não ficar tanto tempo deitado;

● manter a cabeça levemente inclinada para evitar o inchaço;

● lavar o cabelo apenas após retirada dos curativos;

● fazer compressas com água fria na área dos olhos;

● evitar esforço físico entre 2 a 3 semanas;

● voltar à rotina diária após 7 ou 15 dias.


Concluindo, existem uma série de atividades que, se realizadas, podem comprometer consideravelmente os resultados da cirurgia plástica. Portanto, recomenda-se evitá-las durante o período recomendado pelo cirurgião plástico.


O que achou das nossas dicas? Você sabia de algum desses erros mais comuns durante o período de recuperação? Deixe o seu comentário abaixo!

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades e mantenha-se informado.

Solicite uma ligação
e tire suas dúvidas
Fale com um de nossos atendentes ou, se preferir, nós ligamos para você.