Acompanhe as novidades

Importância do acompanhamento nutricional no pré e pós-cirurgia

Publicado em 09/10/2019Importância do acompanhamento nutricional no pré e pós-cirurgia

Uma alimentação bem regulada é peça-chave no processo geral de uma cirurgia plástica. Para isso, o acompanhamento nutricional deve ser uma das prioridades tanto para o período preparatório, quanto para a fase de recuperação.

Pacientes que passam pelo acompanhamento nutricional apresentam claros resultados de melhor cicatrização, principalmente. Através dele, chega-se a um equilíbrio de nutrientes, não faltando ou sobrando (já que ambas as situações são prejudiciais).

Sem o devido acompanhamento nutricional, aumentam-se os riscos de aparecimento de alguns distúrbios decorrentes do desequilíbrio, como:

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Dislipidemias;
  • Entre outros.

Sem contar a parte estética! Os resultados podem ser significativamente alterados através do inchaço vindo do sobrepeso ou efeitos colaterais de alguns alimentos.

 

Como é feito o acompanhamento nutricional?

 

Através de uma primeira consulta, o profissional da nutrição faz uma espécie de entrevista com o paciente. O objetivo é que se identifique quais são seus hábitos alimentares, quais exercícios pratica, quais intolerâncias possui, entre outros detalhes.

Feitos os registros, são realizados também alguns exames, como:

  • Os laboratoriais, de bioquímica do sangue;
  • As avaliações antropométricas, de altura, peso, circunferências e afins;
  • A avaliação do consumo alimentar.

A partir destes, é possível para partir para a definição de como este acompanhamento nutricional irá proporcionar as necessárias reduções, tratamentos de deficiências de nutrientes, entre outros itens da reeducação do organismo do paciente.

 

Benefícios do equilíbrio dos nutrientes

 

Através de toda a reposição alimentar, quando colocada em prática corretamente, aumenta-se a disposição de todo o organismo. O acompanhamento nutricional acelera todo o preparatório e exige disciplina desde o início, por ser planejado dentro de prazos ligados à data da cirurgia plástica do paciente.

 No período de pós-operatório, fase extremamente delicada de todo o processo, é possível que o equilíbrio desses nutrientes previna o corpo modificado de:

  • Constipação;
  • Perda do tecido muscular;
  • Carências de imunidade;
  • Cicatrização;
  • Redução de vazamento de líquidos e sangramentos.

Vale lembrar que a dieta não será necessariamente focada em reduzir alimentos. O equilíbrio alimentar não é sinônimo de diminuições, mas sim de balanceamentos. É daí que surge a necessidade de profissionalizar o processo e não buscar se dar diagnósticos por conta própria.

 

Até quando deve durar o acompanhamento nutricional?

 

Por estar presente em todo o período de realização da cirurgia plástica, a assistência deve durar até os últimos dias de recuperação total do paciente (já no pós-operatório). Pelo fato de cada caso exigir um período, a definição destes prazos depende tanto do tipo de procedimento, quanto da resposta do corpo tratado.

Vale lembrar que ao longo do desenvolvimento pós-operatório, serão observadas progressões gradativas da dieta. As mudanças poderão acompanhar autorizações para algumas atividades físicas, mudanças de curativo e afins. Porém, todas estas etapas devem contar com a autorização dos profissionais contratados.

Todas as recomendações do profissional da nutrição estarão focadas no equilíbrio de peso e nutrientes, nunca em perda ou ganho exacerbado.

Em nossa clínica, o acompanhamento nutricional também está disponível! Agende já sua consulta conosco e tire suas dúvidas quanto a todo o processo.           

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades e mantenha-se informado.

Solicite uma ligação
e tire suas dúvidas
Fale com um de nossos atendentes ou, se preferir, nós ligamos para você.