Acompanhe as novidades

Qual a importância da nutrição para a saúde corporal?

Publicado em 14/03/2019Qual a importância da nutrição para a saúde corporal?

A nutrição e a saúde são temas que andam juntos, já que uma boa alimentação tem resultados significativos para a saúde humana ao logo de toda a vida e é indispensável para a manutenção da saúde a rotina alimentar adequada. Dessa forma, a adoção de hábitos alimentares saudáveis contribui para as mais diversas situações de vida da pessoa, inclusive em situações de pós-operatório.

No dia 31 de março se comemora o Dia da Nutrição e Saúde, momento que objetiva promover uma reflexão sobre a importância do equilíbrio entre essas duas esferas. Para saber um pouco mais sobre os benefícios de uma dieta equilibrada, continue lendo este artigo.

A comida brasileira é internacionalmente conhecida pelo alto teor de sódio (sal), açúcar e gordura saturada, grandes inimigos da boa saúde. Tais elementos em excesso aumentam consideravelmente o risco de doenças crônicas. Além disso, qualquer exagero ou escassez de nutrientes na rotina alimentar podem significar desequilíbrio alimentar, cuja boa manutenção é peça-chave para a promoção da saúde.

A ideia de dieta ideal e única não existe. O que se indica são medidas gerais de prevenção, tais como:

  • Diminuir ingestão de açúcares refinados, sal, bebidas com alto teor de sódio;
  • Aumentar ingestão de cerais integrais, pois a presença de fibras auxilia no controle dos níveis de glicose e colesterol, além de melhorarem o trânsito intestinal;
  • Ingerir todos os dias frutas, verduras e legumes, pois possuem alto teor nutritivo, sendo fontes de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo;
  • Reduzir consumo de carnes gordurosas, frituras em geral, embutidos, bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Ingerir pelo menos 10 copos de água por dia.

Entre os benefícios da manutenção de uma alimentação saudável estão:

  • Prevenção de doenças com o reforço do sistema imunológico;
  • Perda de peso;
  • Aumento da qualidade do sono;
  • Melhora do sistema digestivo, que reflete benefícios em todo organismo;
  • Aparência mais saudável;
  • Aumento qualidade de vida;
  • Mais saúde e prevenção ao envelhecimento precoce.

Durante o pós-operatório manter o equilíbrio nutricional é indispensável para a boa e rápida recuperação. A escolha sábia dos alimentos a consumir é uma atitude possível para a promoção da saúde e do bem-estar, principalmente após qualquer procedimento cirúrgico. É importante lembrar que a manutenção da saúde está muito mais ligada ao estilo de vida saudável do que apenas à herança genética.

Para saber mais sobre como se alimentar antes e depois de qualquer procedimento cirúrgico leia este artigo.

Uma ultima dica para manter a alimentação e saúde em dia é: dedique um tempo para as refeições! É muito importante tirar um momento apenas para se alimentar. Prestar atenção ao que se está comendo, mastigar bem e devagar faz com que o corpo fique mais saciado, evitando que se coma além da conta. Além disso, se alimentar deixa de ser apenas uma etapa do dia para ser um momento de prazer e alegria. Aliar-se à boa alimentação só traz benefícios. Para saber mais sobre a importância da nutrição para a saúde corporal, inclusive após qualquer procedimento cirúrgico, agende uma consulta com o Dr. Petrônio Fleury através dos números (62) 3945-2039, (62) 99954-2094 ou clique aqui.