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Exercitar em casa: entenda quais os benefícios dessa prática

Publicado em 29/06/2020 Exercitar em casa: entenda quais os benefícios dessa prática

 

Após passar por um procedimento cirúrgico, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a realização de atividades físicas. Quando se trata da manutenção do peso, por exemplo, exercitar-se em casa se torna uma ação ainda mais importante.

Por outro lado, é preciso abandonar a ideia de que cirurgias plásticas são meios de emagrecimento. Na verdade, ainda existe uma ideia muito distorcida sobre esse assunto — até porque o indicado é perder peso antes de passar por qualquer intervenção cirúrgica.

Pensando nisso, neste artigo você vai entender porque a atividade física pode ser benéfica tanto antes quanto após a realização de procedimento estético. Confira!

Qual a importância de se exercitar em casa?

Por conta do isolamento social imposto para frear o avanço da pandemia de coronavírus no país, muitas academias tiveram de fechar as portas. Além disso, houve uma mudança significativa na rotina das pessoas que se mantinham ativas, especialmente em função do trabalho remoto.

Isso significa que, com mais tempo disponível para ficar em casa, mais ociosas essas pessoas se tornaram. O maior problema é a compulsão alimentar desenvolvida a partir desse estresse acumulado. Com isso, não demorou muito para surgirem efeitos negativos para o corpo.

Nesse contexto, se você acabou de passar por um procedimento cirúrgico, como a lipoaspiração, por exemplo, recomenda-se manter uma rotina de exercícios físicos para bloquear a reposição de gordura pelo organismo. Se ainda pretende ser operado, poderá se beneficiar com a perda de peso necessária para realização de tais intervenções cirúrgicas.

Quais exercícios podem ser feitos em casa?

Mesmo estando em casa é possível manter uma rotina de hábitos saudáveis, que vão desde uma alimentação equilibrada até a prática de atividades que utilizam o próprio peso corporal para melhorar o condicionamento físico.

Confira, a seguir, algumas dicas para se manter em movimento.

Agachamento

Além de se tratar de movimentos simples de serem executados, o agachamento é um exercício bastante completo e extremamente benéfico ao corpo. Isso porque ajuda a corrigir problemas posturais, definir os músculos da barriga e dos glúteos, além de fortalecer a estrutura corporal.

O movimento simples consiste em ficar em pé com as pernas afastadas (na largura dos ombros), flexionar os joelhos jogando o quadril para baixo e esticando novamente as pernas. Embora não exista um número exato de repetições, o ideal é buscar o máximo que sua condição física permitir no momento.

Flexão de braço

A flexão de braço é outra opção de atividade física para quem está treinando longe dos aparelhos disponíveis na academia. Esse exercício tem por objetivo aumentar a força e a massa muscular no tronco superior.

Para executar o movimento corretamente, é preciso ter atenção a alguns pontos: a coluna deve estar ereta, os braços apoiados firmemente no chão a uma distância levemente superior à largura dos ombros. 

Para facilitar um pouco mais, é possível deixar os pés juntos e os joelhos apoiados no chão. Em seguida, basta descer o tronco até próximo da superfície, voltando à posição original repetidas vezes.

Polichinelo

O polichinelo é um excelente exercício aeróbico e pode ser realizado em qualquer lugar. Um dos principais benefícios da modalidade é sua capacidade de melhorar o condicionamento físico e auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque trabalha o sistema cardiorrespiratório e acelera o metabolismo queimando gordura corporal.

Para realizar o movimento de maneira segura, procure uma superfície plana e firme. Em seguida, basta se manter de pé, com os braços estendidos ao longo do dorso e as pernas bem fechadas. Logo depois, dê um pequeno salto movendo os braços acima da cabeça enquanto afasta lateralmente as pernas.

Repita o procedimento pelo número de vezes que tiver programado — em via de regra, oito séries com duração aproximada de 20 segundos. Além disso, pode-se reservar 10 segundos de descanso entre uma repetição e outra.

Seja por qualquer uma das vantagens de se exercitar em casa, é muito importante lembrar-se dos efeitos positivos gerados por uma rotina mais saudável durante a quarentena. Portanto, ao colocar em prática os exemplos que apresentamos acima, é possível agregar mais saúde e bem-estar.

Se gostou de saber como fugir do sedentarismo mesmo sem os recursos disponíveis em uma academia, descubra a importância do acompanhamento nutricional no pré e pós-cirurgia.

 

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